Claretiano-Colégio São Paulo realiza a 2ª edição da Semana Casaldáliga

Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Claretiano – Colégio São Paulo promoveu a Semana Casaldáliga 2025, com o tema “No Caminho da Esperança: Dom Pedro Casaldáliga e a Missão Claretiana”. A programação envolveu estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de professores, colaboradores e toda a comunidade escolar, em atividades que resgataram o legado de Dom Pedro Casaldáliga em sintonia com o tema do Ano Jubilar: “Peregrinos de Esperança”.

A semana foi aberta com momentos de apresentação sobre a vida e a missão do bispo claretiano, reconhecido pela defesa dos direitos humanos, dos povos indígenas e pela luta por justiça social. No Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, o documentário transmitido pela TV Claret aproximou os estudantes da figura do bispo; já na Educação Infantil e no Fundamental Anos Iniciais, dinâmicas de adivinhação apresentaram símbolos que marcam o legado desse profeta.

Ao longo dos dias, as turmas, junto com seus professores, participaram de dinâmicas, reflexões, jogos e produções artísticas que destacaram valores como solidariedade, esperança, cuidado com a criação e protagonismo juvenil. Entre as atividades, estiveram a pintura coletiva das mãos — simbolizando que cada gesto pode transformar o mundo —; o Correio do Bem, em que cartas escritas pelas crianças foram destinadas à população do bairro; releituras das poesias de Casaldáliga; além de debates no Ensino Médio sobre o papel da Igreja diante das questões sociais. Também não faltaram momentos de espiritualidade, leituras de poesias no início das aulas e a construção de murais temáticos, animados pela Pastoral Educativa.

Os colaboradores da instituição também foram envolvidos, participando de um encontro formativo sobre a vida do bispo, reforçando que sua mensagem continua atual e inspiradora. Durante toda a semana, receberam ainda poesias escritas por Casaldáliga.

Um dos destaques foi a participação do Fundamental Anos Iniciais no jogo da memória com símbolos que representam o trabalho e o legado do bispo, trazendo a mensagem de que precisamos manter viva sua memória e, inspirados por ele, colocar em prática tudo o que tanto pregou.

Assim, a Semana Casaldáliga buscou manter viva a memória de Pedro Casaldáliga, incentivando toda a comunidade escolar a seguir seu exemplo de coragem, fé e compromisso com os mais pobres.

Lucas Andrade

Agente de Pastoral