Semana Santa

Um dos momentos de mais reflexão e importância para a Igreja Católica, a semana santa começou e com ela, os ritos que antecedem a Páscoa do Senhor.

15/04/2019

Para os católicos, a semana santa é um período cheio de significados, celebrações e orações, que culminam na maior data da Igreja, a ressurreição de Cristo.

A semana é iniciada no Domingo de Ramos, momento que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Neste momento, a festa celebra a humildade de um rei, que sentado sobre um jumento, foi até seu povo.

A segunda-feira que segue é representada a prisão de Jesus. A terça-feira marca um dia de penitência, em memória ao encontro de Jesus e Maria no Calvário.

O quarto dia relembra o momento de trevas em que o mundo se afundou, por conta da aproximação da morte de Jesus. No quinto dia, a celebração de unção com óleos santos encerram a Quaresma e em comemoração são relembrados os gestos de Jesus durante a última ceia, tais como a eucaristia e o lava-pés. É neste dia que Jesus é traído por Judas, preso e açoitado.

A sexta-feira santa recorda a morte de Jesus e a solenidade da paixão de Cristo, colocando os fiéis em vigília até o Sábado de Aleluia. O sábado é um dia de espera da ressurreição, que acontece no domingo seguinte.

No Domingo de Páscoa, Jesus não está mais em seu túmulo, ele venceu a morte e mostrou o valor que a vida tem. A partir deste dia, a igreja celebra a ressurreição de Cristo até o domingo de Pentecostes, que este ano acontece em 9 de junho.

Durante quarenta dias após sua ressurreição, Jesus continua a ensinar seus discípulos e sobe ao reino dos céus.