Solenidade de Todos os Santos e Dia de Finados

Acompanhe as datas para reflexão e fortalecimento da fé.

06/11/2019

Solenidade de Todos os Santos

A comemoração é realizada por toda a igreja no dia 1º de novembro conforme estabelecido pelo Papa Bonifácio IV no século VII e é seguida pelo dia de Finados no dia 2, porém por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé é celebrada no Brasil no domingo seguinte, ou seja, quando ocorre como em 2019 do dia 1º ser na sexta-feira a solenidade é transferida para o próximo domingo, como foi celebrada no dia 03 de novembro. Assim, é interessante destacar ainda que caso o dia 2 de novembro seja num domingo a celebração da solenidade de todos os santos ocorre no sábado, no dia 1º mesmo.

Celebrar todos os santos é uma oportunidade de fortalecimento da fé diante dos inúmeros exemplos de santidade e da ação divina que se manifestou através destes e pode ser visto como uma renovação do convite à vivência do Batismo, de seguir os ensinamentos de Jesus em busca da santidade e da eternidade.

Lembremos sempre que a santidade é possível seguindo os exemplos dos santos, mas principalmente através de um relacionamento íntimo com Jesus.

Todos os Santos e Santas de Deus, intercedei por nós!

Dia de Finados

Desde as primeiras comunidades cristãs há o costume de orar pelos mortos e há indicações de que a celebração no dia 2 de novembro pelos falecidos leva em conta que os mortos que não estão listados dentre os santos canonizados também têm a necessidade de orações, sendo oficializada em 1311 e em 1915 estendida a toda igreja por Bento XV.

Através do Catecismo da Igreja Católica (CIC) podemos ver tal importância: “Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados”.

Desta forma, são celebradas missas especialmente na intenção dos falecidos nesta data e os fiéis em geral são tomados por recordações e sentimentos de saudade, bem como por reflexões sobre a nossa existência.

A data reforça a fé cristã de que a morte não é um fim, pois Jesus venceu a morte e nos leva a crer na comunhão dos santos e na vida eterna.