Campanha da Fraternidade: Rever o nosso sentir

Amar, assim como somos amados por Deus.

23/03/2020

A Campanha da Fraternidade sempre lembra através de seus temas que no período de quaresma somos chamados a nos preparar com atenção ao próximo, as necessidades e fragilidades da sociedade, que não se mantenha o foco somente nos exercícios individuais de preparação.

Ao refletir sobre o lema de 2020, “Viu sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), somos levados a reflexão do segundo verbo presente na frase, o sentir.

Na parábola, a surpresa vem do terceiro homem, um samaritano, desprezado pelos judeus e tratado como pessoa de uma raça inferior. Foi ele que se moveu de compaixão, rompeu com a indiferença e se aproximou do homem ferido.

A compaixão fez com que mudasse os seus planos e atrasasse a sua viagem, pois participou das dores daquele homem caído, sentiu com ele sua situação e então lhe brotou a compaixão e misericórdia.

Ao rever o nosso olhar, no nosso cotidiano, que tantas vezes desatento passa por inúmeras situações e pessoas, temos a oportunidade de aproximarmos nosso olhar ao de Deus, d’Aquele que respondeu ao clamor do seu povo e o libertou do deserto e, enviou seu Filho amado para a salvação de todos.

Que nesta caminhada da quaresma possamos cada vez mais buscar transformar o nosso sentir, sermos misericordiosos, nos compadecer das necessidades e fragilidades alheias.

Acompanhe nossa reflexão dos Círculos Bíblicos da Campanha da Fraternidade pelo Youtube clicando aqui.

Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil, rogai por nós!

Fonte: Subsídios CNBB