Campanha da Fraternidade: Rever o nosso agir

De atitudes de justiça, solidariedade e misericórdia se faz o cristão.

30/03/2020

Após refletirmos sobre os dois primeiros verbos presentes no lema de 2020, “Viu sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), chegamos ao terceiro verbo, cuidar, porém conforme proposta da CNBB refletimos este verbo de forma mais geral, relacionado ao verbo agir.

Não basta simplesmente rever o nosso olhar ou o nosso sentir, esta é sim uma boa base, mas o ser cristão, de fato, se concretiza no agir.

De atitudes de justiça, solidariedade e misericórdia se faz o cristão, aquele que segue os preceitos de Deus e é um agente transformador na sociedade, aproximando seus irmãos, seu próximo, do Reino de Deus.

Na citação usada temos o cuidar, mas sabemos que inúmeras são as possibilidades de ação transformadora e a isto somos chamados, para com olhar de maior atenção e compaixão sermos ativos diante da sociedade atual e suas fragilidades (ecológica, econômica, afetiva/psicológica, espiritual, etc).

Neste período de quaresma e quarentena diante da pandemia de COVID-19 estas propostas são reforçadas, leia nosso texto sobre este período clicando aqui.

Caso deseje, aprofunde um pouco mais com a nossa reflexão dos Círculos Bíblicos da Campanha da Fraternidade pelo Youtube clicando aqui.

Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil, rogai por nós!

Fonte: Subsídios CNBB