Semana Santa no contexto atual

O desafio da espiritualidade no isolamento

06/04/2020

Diante do isolamento social, muitos podem estar se sentindo um tanto vazios ou incomodados por não poderem se socializar e viver os ritos espirituais presencialmente.

Durante a quaresma, diante da quarentena e da proposta providente da campanha da fraternidade, estamos sendo levados a mudar nosso olhar, nosso sentir e nosso agir, os nossos hábitos e relacionamentos.

Ao iniciarmos a Semana Santa, ápice da liturgia católica, pode ser que se aumente o estranhamento por não participar dos ritos presencialmente deste período. Porém, lembro que, a igreja não é feita simplesmente de templos, mas das pessoas que nela e dela participam, das pessoas que a compõem.

Aliás, é até mais fácil participar de uma celebração num templo e ser cristão fora de casa, assim, vejamos este período como oportunidade de um encontro pessoal com Deus no nosso íntimo e na nossa família, que cultivemos a nossa igreja doméstica.

Que pela intercessão do Imaculado Coração de Maria e Santo Antônio Maria Claret, possamos superar as dificuldades atuais e possamos mesmo que distantes viver intensamente, em comunhão, esta semana santa, de modo que ultrapassemos as barreiras da distância e do contato e, quando novamente for possível, valorizando ainda mais, possamos desfrutar da graça da presença e da socialização.

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós que nos refugiamos em Vós!

Conheça um pouco mais sobre a Semana Santa clicando aqui ou através de breves vídeos, postados a cada dia, clicando aqui.

Autor: Guilherme Piza – Secretário de Pastoral
Imagem de Myriam Zilles por Pixabay