Agosto, mês da vocação

Ainda não encontrou a sua vocação? Não tenha pressa. O caminho da descoberta também é importante.

10/08/2020

Agosto é um mês importante, que trata sobre uma das principais razões da vida: a vocação.

Diferentemente da profissão, que é a escolha que se faz para estudar e trabalhar todos os dias, a vocação é um dom dado por Deus e ele é o propósito, a missão do homem na Terra.

Há muita confusão sobre vocação e profissão, afinal, quando se decide por uma carreira, se escolhe um curso ou um trabalho pelas afinidades que se tem com o tema. Um engenheiro gosta de matemática, um jornalista gosta de escrever. Um biólogo gosta de ciência. Mas será essa a vocação de cada um desses profissionais?

A vocação vai além da profissão e todos possuem esse dom. A passagem do profeta Jeremias 1, 5 diz “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado” fala justamente desse destino traçado por Deus, desde o nascimento de cada um.

Conhecer a vocação parece ser uma tarefa difícil, mas não é. Pense: quando você desenvolve atividades que te trazem felicidade, realização pessoal, essa atividade é uma vocação. Ela complementa a vida.

A profissão está relacionada à recompensa, ao receber algo no final da designada tarefa. A vocação, por sua vez, é gratuita, pois gera prazer e alegria.

Ainda não encontrou a sua vocação? Não tenha pressa. O caminho da descoberta também é importante.