Carnaval na Igreja

A Igreja também celebra o carnaval, tempo de preparação para a maior festa Católica, a Páscoa do Senhor.

25/02/2019

O carnaval é uma festa popular conhecida por levar diversão e entretenimento à muitas cidades, principalmente no Brasil, onde é considerada a maior festa nacional. Apesar da Igreja não celebrar o carnaval com blocos e escolas de samba, também existem celebrações nesse período, ou mais especificamente, após ele.

Você conhece o carnaval da Igreja?

A palavra carnaval tem origem do latim e significa adeus carne, carne vale. Sendo assim, na quarta-feira de cinzas, dia posterior à celebração de carnaval, o cristão dá início a um período de jejum de carne, se abstendo do alimento para representar os dias de peregrinação de Cristo no deserto, após ser batizado por João Batista. Além da carne, com os anos de tradição, as pessoas se abstém de outros alimentos que lhe façam falta, para representar o jejum. Esse período dura quarenta dias (sem contar os domingos) e simboliza a mudança e conversão à vida cristã.

Para os fiéis, é um momento de tomar consciência sobre os significados do bem e do mal, imergir na percepção humana e desejar a transformação do corpo e da alma. Também, durante o carnaval, muitas igrejas e fiéis buscam retiros espirituais, nos quais podem celebrar Cristo e iniciar o processo de descanso e consciência.