O que é sacramento?

Em maio e junho falaremos sobre cada um dos sacramentos, mas afinal, o que são os sacramentos da Igreja?

13/05/2019

Os sacramentos são uma das formas de se ensinar sobre a Igreja e sobre a vida que Jesus quer para o homem.

Sacramentos falam de amor, falam sobre entrega e falam sobre os desafios constantes de qualquer relacionamento fraternal, que exigem dedicação, compreensão e fé.

No batismo, somos iniciados à vida desafiadora, lavados e apadrinhados, para sermos conduzidos à vida cristã. Depois disso, começamos a aprender sobre essa vida e confirmamos nossa fé, crescendo para a eucaristia.

Quando estamos prontos para comungar o corpo do Cristo, já estamos caminhando para a vida adulta e precisamos aceitar que somos humanos e temos que crescer e fazer escolhas, nos dedicar a sermos pessoas melhores, por isso, a penitência nos ensina sobre nossos erros.

Assim como o batismo, que nos unge no início da vida, existe a unção do enfermo, que abençoa e ora pelos doentes até a hora de sua morte.

Mais adultos, podemos fazer escolhas para o futuro, como a ordem, para quem deseja seguir a vida religiosa, ou o matrimônio, para quem deseja constituir uma família e gerar filhos para educá-los nas leis da Igreja.

Nas próximas publicações falaremos sobre cada um dos sacramentos. Até lá!