Missa e Inauguração do Claretiano - Memorial marcam 90 anos dos Missionários em Rio Claro

Em 2019, os Missionários Claretianos celebram 90 anos de presença e história na cidade de Rio Claro e na manhã de 1º de junho, foram realizadas a Missa dos 90 Anos e a inauguração do Claretiano - Memorial de Rio Claro.

03/06/2019

Em 2019, os Missionários Claretianos celebram 90 anos de presença e história na cidade de Rio Claro e na manhã de 1º de junho, foram realizadas a Missa dos 90 Anos e a inauguração do Claretiano – Memorial de Rio Claro.

A celebração reuniu ex-seminaristas formados pelo antigo Seminário Claret, autoridades públicas, imprensa, colaboradores da instituição, alunos, professores e comunidade externa para festejar os 90 anos de história dos missionários na cidade.

Em seguida, os participantes puderam visitar e conhecer em primeira mão o Claretiano – Memorial, acervo que conta a trajetória dos Missionários Claretianos, iniciada em 29 de maio de 1929, por meio de diversos materiais e ambientes desenvolvidos especialmente para este grande momento de comemoração.

O Claretiano – Memorial é constituído por diversos espaços, espalhados por todos os edifícios do Claretiano de Rio Claro. Os dois pontos principais são as salas do primeiro andar e do térreo, onde estão expostos materiais de época e objetos sacros.

Existe pela instituição, painéis com linhas do tempo do Seminário Claret, do Claretiano – Colégio, do Claretiano – Centro Universitário e da Rede Claret.

Também ocorreu uma restauração arquitetônica da fachada, dos corredores e da capela, que foram recuperados e tiveram toda a iluminação reformulada, desenvolvida para valorizar a arquitetura da época. As comemorações dos 90 anos tiveram início em janeiro e perduram até o fim do ano.

Para conferir a programação completa, acesse: claretiano.edu.br/rioclaro/90anos. Em breve, as visitas agendadas e guiadas pelo Claretiano – Memorial estarão disponíveis para o público externo.

São 90 anos de história que os Missionários Claretianos iniciaram em 1929 e que hoje muitas pessoas continuam a escrever. Como aponta o Reitor do Claretiano – Centro Universitário e também Missionário Claretiano, Padre Luiz Claudemir Botteon, todo o tempo de construção e perseverança dos missionários formaram o Claretiano que se tem hoje em Rio Claro, instituição que une educação, obras sociais, comunicação e trabalhos religiosos.

O Claretiano é um local de oferta de conhecimento, serviços à população, comunicação para a cidade e acolhida aos alunos. O legado que o Claretiano deixa para Rio Claro é o de instituição de ensino e formação humana e cristão, pautada sempre no valor da pessoa e no bem de toda a comunidade rio-clarense, finalizou Padre Luiz.