Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria

Dia 26 de julho foi Dia dos Avós e não a data não existe por acaso, no mesmo dia é celebrado o dia dos pais da Virgem Maria, os avós de Jesus, Sant'Ana e São Joaquim.

29/07/2019

Segundo escritos apócrifos, os Santos Padres e a Tradição, estes são os nomes dos pais de Maria, São Joaquim e Sant’Ana. São Joaquim teria nascido na Galileia e Sant’Ana em Belém.

O casamento deu-se jovem como de costume e ambos eram estéreis, assim passados os anos a falta de descendente foi uma grande dificuldade pela crença da época disto ser reflexo de alguma maldição de Deus.

Enfrentaram a esterilidade com muita fé e temor a Deus, assim foram abençoados com o nascimento de Maria, que segundo São Jerônimo e Santo Epifânio recebeu este nome por ordem da Santíssima Trindade pelos altos ofícios que estava predestinada.

Apresentaram a Virgem Maria no templo quando criança, onde foi educada e viveu até o noivado com José.

Estes são alguns dos fatos que se sabe sobre suas vidas, não havendo registros sobre o nascimento e morte destes santos.

Sant’Ana é venerada desde o século VI com festa no dia 26 de julho e na década de 1960 o Papa Paulo VI juntou nesta data a comemoração de São Joaquim.

Os santos são considerados padroeiros dos avós e Sant’Ana invocada por mulheres que têm dificuldade de engravidar.

Com isto neste dia é comemorado também o “Dia dos Avós”.

São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!

Guilherme Piza
Secretário de Pastoral do Claretiano – Centro Universitário de Batatais