Vocação e Profissão

Existe uma grande diferença entre profissão e vocação, você sabe qual é?

05/08/2019

Vamos entender, com uma explicação breve, o que é vocação e o que é profissão. Muita gente, ainda, não compreende direito o que é uma coisa e o que é a outra. Por isso, é oportuno dispensar um pouquinho de tempo para entrarmos em contato com a distinção entre uma e outra.

Profissão diz respeito a uma atividade laboral. É um trabalho exercido e desenvolvido, muitas vezes, para sobreviver, outras vezes por obrigação, seja qual for a razão. A profissão é exercida com o intuito, na maioria das vezes, de ganhar dinheiro. Por isso, a profissão exige um conhecimento, um aprendizado.

Vocação é uma atividade exercida por uma pessoa e que traz realização pessoal. Muitas vezes se confunde com aquilo que é chamado de dom. A pessoa desenvolve e tem prazer em realizar a atividade. Além do prazer, a pessoa se realiza, se satisfaz, faz com a alma, todo o seu ser se expressa na realização daquela atividade.

É claro que as duas coisas podem ser feitas conjuntamente. Muitas pessoas exercem uma atividade laboral para ganhar dinheiro e faz alguma outra coisa porque gosta, porque se sente bem. Por isso, desenvolver uma atividade vocacional, nem sempre, significa ganhar dinheiro, significa satisfação pessoal.

Naturalmente, um pedreiro pode construir uma casa porque precisa ganhar dinheiro para sobreviver, mas pode sentir prazer em desenvolver tal atividade. A mesma coisa acontece com o médico ou qualquer outro profissional. Alguém pode desenvolver uma atividade por necessidade e, ao mesmo tempo, se realiza fazendo o que faz. Quando a situação é essa, costuma-se dizer “puxa, fulano ou fulana faz isso por verdadeira vocação.” Outras pessoas, depois que se aposentam, desenvolvem uma outra atividade porque gostar de fazer.

É claro, todos precisam prestar atenção em si mesmo para perceber qual é sua aptidão, qual é sua vocação. Esse é um caminho seguro para a realização pessoal.

Eugenio Daniel
Coordenador Geral de Ação Comunitária e Pastoral do Claretiano - Centro Universitário de Batatais