A Vida Religiosa como Vocação e Testemunho

Finalizando o mês da vocação, falaremos sobre Vocação e Testemunho daqueles que dedicam as suas vidas ao testemunho do Reino de Deus no mundo.

26/08/2019

Celebrar o mês vocacional significa enfatizar a importância de tantas pessoas que se dedicam e se entregam integralmente para colocar em prática o que Jesus vivenciou e ensinou. Diante do desafio que o próprio Jesus deixou aos seus discípulos – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15) – é importante reconhecer o papel da vida religiosa no mundo atual.

A vida religiosa se refere a todas as pessoas que, diante do chamado de Deus, respondem afirmativamente, se dedicando “de corpo e alma” à Igreja e ao testemunho do Reino de Deus no mundo. Fazendo parte de uma comunidade religiosa, chamada de Congregação como é o caso da Congregação dos Missionários Claretianos, a pessoa se compromete a assumir o carisma do fundador da Congregação a qual escolheu, sempre com o ideal de colocar em prática a própria missão de Jesus Cristo. Essa escolha, que exige um voto de pobreza, obediência e castidade, é vivida numa dupla dimensão.

A primeira se refere à vida em comunidade. Praticamente todas as Congregações Religiosas Católicas tem como ideal de seu fundador que todos os seus membros vivam uma verdadeira experiência de comunidade. Esse projeto de vida é para mostrar que é possível um mundo onde as pessoas se comprometem umas com as outras nos seus compromissos diários e numa rotina de responsabilidades e dedicação. Para uma vida comunitária verdadeiramente cristã, conforme se apresenta como ideal das Congregações Religiosas Católicas, três ações são necessárias: a oração, o trabalho e o estudo.

Por sua vez, a vida religiosa exige também uma relação e um compromisso com a sociedade. O religioso ou a religiosa, que assume o carisma da Congregação, é chamado também a dar seu testemunho na sociedade, por meio de ações e, acima de tudo, pelo testemunho do amor de Deus no mundo. A vida religiosa exige esse comprometimento, pois como afirmou o próprio Jesus, o Evangelho deve ser anunciado e proclamado a todas as criaturas. Mesmo as Congregações Religiosas que vivem reclusas e sem contato direto com a população, não deixam de ser um testemunho de dedicação, pois por meio da oração, expressam a vontade de realização do Projeto de Jesus que se efetiva de diferentes formas possíveis.

Portanto, no Mês Vocacional é fundamental enfatizar e valorizar a atuação do religioso e da religiosa na Igreja e na sociedade, pois, cada um, a seu modo e carisma, procura, com suas debilidades e virtudes, ser fiel e testemunhar a razão de ser da Igreja, que é ser sinal – sal e luz – do Reino de Deus num mundo em constante transformação e cada vez mais carente de pessoas comprometidas com a vida comunitária e com o reconhecimento do outro, com suas características próprias e distintas.

Sávio Carlos Desan Scopinho
Gerente de Pastoral do Claretiano - Rede de Educação