Descobrindo o Antigo Testamento, parte 2

Dando continuidade ao artigo da semana anterior, apresentamos aqui a formação do Antigo Testamento, e os gêneros literários encontrados nele.

16/09/2019

O conjunto de livros do Antigo Testamento levou cerca de 1000 anos para ser escrito, porém trás histórias de quase 2000 anos. Antes de tornar-se texto, a “Bíblia” foi vivida; contada e recontada oralmente, celebrada nas diversas festas do povo – marcadas pelos ciclos da natureza: os dias, os meses, as estações, os anos – por muitas gerações. Somente depois de muitos anos os textos foram aos poucos compilados. Primeiro fragmentos curtos e significativos de uso ritual como o credo histórico da fé judaica (ver Deuteronômio 26,5-10) e o cântico de Moisés e Miriam (ver Êxodo 15). Depois narrativas mais longas, que em momento posterior foram agrupadas e formado o livro. Mesmo depois de formados muitos dos escritos passaram por revisões.

A formação do conjunto de textos sagrados acompanhou a formação do povo, passando de geração em geração, sendo revisados, aceitos e acolhidos pelas comunidades e também rejeitados, ou restritos a pequenos grupos. Sim, tem textos oriundos deste período que não foram incluídos na versão oficial do Antigo Testamento, são chamados Apócrifos, como o Livro de Enoch.

O cânone do Antigo Testamento – isto é, a lista dos textos/livros aceitos como inspirados por Deus e regra de fé para a comunidade judaico-cristã – deve ter sido considerado fechado entre os anos 100 a.C e 100 d.C. Os cristãos utilizam duas versões distintas: uma que inclui somente textos escritos em hebraico e aramaico; e outra que além da tradução em grego dos textos em hebraico e aramaico, inclui textos que são encontrados apenas em grego, está versão é a adota pelos cristãos católicos, pois considera-se que esta é a versão utilizada pelos apóstolos e pelos primeiros cristãos. Inclusive no Novo Testamento é a versão grega que é citada (ver 2 Timóteo 3,16).

Os gêneros literários

Os livros do Antigo Testamento, possuem uma riqueza e uma diversidade literária incomensurável. Retrata aspectos históricos, legislativos, cultuais, culturais, por meio de uma grande diversidade de estilos que são chamados gêneros literários, apresentamos alguns:

Esses são apenas uns poucos apontamentos sobre o Antigo Testamento, texto de grande relevância para a vida cristã que com o Novo Testamento traz a totalidade da Revelação querida por Deus. Para o cristão é muito importante conhecer esse conjunto de livros – ler, estudar, meditar e orar com eles – considerando todo o contexto no qual está envolvido, tirando um verdadeiro proveito para a vida pessoal e comunitária.