A origem das quermesses e festas juninas

Você sabe quando as quermesses e festas juninas começaram a acontecer? E como elas surgiram?

16/06/2017

As quermesses são festas realizadas por igrejas em várias épocas do ano, principalmente, em junho, em conjunto com as festas juninas.

A palavra, em sua origem (flamenga), significa feira de igreja ou feira beneficente e teve origem como festa do padroeiro de paróquias católicas, ou até, no aniversário da igreja.

Hoje, após muitos anos e muitas mudanças em sua estrutura, a quermesse é uma festa, na maioria das vezes realizada por igrejas, e que disponibilizam diversão, brincadeiras e gastronomia para seus visitantes. Também, na grande maioria, as quermesses buscam atender alguma causa solidária, direcionando o dinheiro arrecadado para uma ação comunitária, ou vendendo materiais que revertam os lucros para instituições que precisem.

As festas juninas também nasceram em berço católico, na Europa, sendo uma forma de homenagem aos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo. Ambas as festas tomaram grande proporção, por todo o mundo, e possuem várias formas de entretenimento, com tradições e celebrações.