Sobre a Pastoral

A pastoral é entendida como uma ação da Igreja voltada para o conhecimento e aplicação da proposta evangelizadora de Jesus Cristo, o “bom pastor”, cujo objetivo é para que todos “tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Essa visão de evangelização se realiza em dois níveis: numa dimensão denominada de “intra ecclesia”, cuja ação se efetiva por meio de ações internas da paróquia, por exemplo, como a catequese, encontro de noivos, reunião de ministros extraordinários da eucaristia, entre outros. Ou por outra dimensão, denominada de “extra ecclesia”, que, além dos espaços internos da comunidade eclesial, atua em outros campos da experiência humana, como a política, a educação, a saúde, entre outras.

Seguindo o ideal de Santo Antonio Maria Claret, que é “evangelizar por todos os meios possíveis”, o Claretiano – Rede de Educação tem como proposta fazer da educação também um meio de evangelização, articulando uma ação coerente e sistemática entre educação e pastoral. Tal articulação se efetiva em duas etapas específicas: no Ensino Básico e no Ensino Superior, cada uma com suas especificidades e peculiaridades que serão respeitadas e que, ao mesmo tempo, estão devidamente relacionadas.

Assim, e pensando na perspectiva de uma “escola em pastoral”, a meta é fazer com que toda a comunidade acadêmica, desde alunos/as, professores/as, funcionários/as técnico/administrativos, direção e pais, se sintam comprometidos com a razão de ser da Igreja e, consequentemente, da Congregação dos Missionários Claretianos do Brasil, que é levar a boa notícia de Jesus Cristo a todas as gentes.

Portanto, educação e pastoral não se excluem, mas, pelo contrário, se complementam, sustentando e fortalecendo cada vez mais o compromisso da Igreja que é ser “Mater et Magistra”, Mãe e Mestra. Nesse sentido, todos/as devem se envolver e atuar de maneira coerente para concretizar o pleno significado da fé cristã, que é o testemunho de uma verdadeira e genuína face de Deus, tão bem expressa na primeira carta de João: “Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor” (1Jo. 4,8).

Vamos colocar as “mãos na massa” e fortalecer essa meta do Claretiano – Rede de Educação que, além de propor e oferecer uma educação de qualidade, comprometida com a formação de um cidadão e futuro profissional competente e eticamente responsável, quer fazer desse campo de atuação um meio de apresentar e testemunhar o projeto cristão, pautado nos valores do evangelho, sistematizado no carisma do fundador da Congregação dos Missionários Claretianos e aprofundado no Projeto Educativo Claretiano.

Que este site sobre pastoral expresse e evidencie essa relação entre educação e evangelização na prática e no cotidiano de nosso contexto educacional. E que cada um e cada uma de nós, que fazemos parte da comunidade acadêmica, nos sintamos corresponsáveis por essa realização.

Leia, conheça, reflita, interaja e fique por dentro das atividades pastorais realizadas pelo Claretiano – Rede de Educação, fazendo deste espaço virtual um novo campo de missão, respondendo ao que se propõe o Papa Francisco e o documento conclusivo da Conferência Episcopal Latino-Americana de Aparecida, que é ser protagonista de “uma Igreja em saída”, sempre aberta e em diálogo com o mundo contemporâneo.

Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e de Santo Antonio Maria Claret, abençoe este nosso propósito.

Pe. Cláudio Roberto Fontana Bastos
Presidente da CECLAB

Sávio Carlos Desan Scopinho
Gerente de Pastoral