Sobre a Pastoral

A pastoral é entendida como uma ação da Igreja voltada para o conhecimento e aplicação da proposta evangelizadora de Jesus Cristo, o bom pastor, cujo objetivo é para que todos “tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).

Seguindo o ideal de Santo Antonio Maria Claret, que é evangelizar por todos os meios possíveis, o Claretiano – Rede de Educação tem como proposta fazer da educação também um meio de evangelização, articulando uma ação coerente e sistemática entre educação e pastoral.

Tal articulação prevê projetos e ações relacionadas por toda a rede, no Ensino Básico e no Ensino Superior, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada nível de ensino e regionalidade.

Deste modo, atentos a perspectiva de uma escola em pastoral, almeja-se fazer com que toda a comunidade acadêmica se aproprie da missão institucional, sendo corresponsáveis na busca pela formação integral da pessoa humana e da construção da civilização do amor.

Leia, conheça, reflita, interaja e fique por dentro das atividades pastorais realizadas pelo Claretiano – Rede de Educação. Façamos deste espaço virtual um novo campo de missão, respondendo ao que propõe o Papa Francisco e o documento conclusivo da Conferência Episcopal Latino-Americana de Aparecida, de sermos protagonistas de uma Igreja em saída, sempre aberta e em diálogo com o mundo contemporâneo.

Que este site sobre pastoral expresse e evidencie essa relação entre educação e evangelização na prática e no cotidiano de nosso contexto educacional.

Que Deus, por intercessão do Imaculado Coração de Maria e de Santo Antonio Maria Claret, abençoe este nosso propósito.

Guilherme Piza
Secretário de Pastoral

Pe. Cláudio Roberto Fontana Bastos
Presidente da CECLAB