Ano Litúrgico

O calendário cristão é chamado Calendário Litúrgico, ou Ano Litúrgico e nele está a sequência utilizada nos ritos e cerimônias religiosas cristãs.

11/02/2019

O Ano Litúrgico é o período de 12 meses, separado em tempos e ciclos, representando a vida de Jesus, do seu nascimento à morte, e os textos da Bíblia.

Essas representação é feita por tempos litúrgicos e, diferente do calendário civil, que se inicia no dia 1º de janeiro, o Ano Litúrgico têm início no 1º domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado que o antecede.

Nessa separação, as leituras bíblicas possuem uma ordem, sendo classificadas como anos: A, B e C. O ano A representa o Evangelho de São Mateus; o ano B, o de São Marcos e o ano C, o de São Lucas. O Evangelho de São João é usado em ocasiões especiais, como festas grandes e solenidades.

Conheça os tempos litúrgicos:

Tempo do Advento

É um período de preparação para o Natal, tendo início 4 semanas antes do Natal, iniciando o Ano Litúrgico. É um período festivo, mas moderadamente.

Tempo do Natal

Esse período vai do dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro, até o dia de seu Batismo, no dia 6 de janeiro.

Tempo de Quaresma

É o tempo mais impactante, de jejum e penitência, em preparação à Páscoa do Senhor. O tempo dura 40 dias e, normalmente, cristãos fazem sacrifícios durante esse período para se manterem vigilantes e em oração. Existem restrições nesse período, como cantar músicas com Glória e Aleluia, pois o Tempo representa a preparação para a morte e ressurreição de Cristo.

Tríduo Pascal

É composto por 3 dias: a Quinta-Feira Santa, a Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia). Neste último dia, acontece a vigília em contemplação à Jesus morto e sepultado.

Tempo Pascal

O tempo tem início no dia de Páscoa (ressurreição de Cristo), durante 50 dias, até o domingo de Pentecostes. O período é marcado por festas e celebrações.

Tempo Comum

Por fim, o tempo que tem maior duração no Ano Litúrgico, tendo em torno de 33 ou 34 semanas. Nesse período, são lidos os textos de grandes acontecimentos e de Palavra, mostrando a vida de Jesus em seu Reino.