Mês de Claret: Missão e Evangelização

Entre os muitos valores pregados por Santo Antônio Maria Claret, está a Missão e Evangelização que hoje seus missionários continuam levando para o mundo.

14/10/2019

“Inflamar o mundo inteiro. Quem ama a Jesus se sente amado pelo Pai, irradia e dá testemunho do seu amor e dá muito fruto. Nosso Fundador, Santo Antônio Maria Claret, arrebatado pelo zelo apostólico, ‘deseja e procura, que Deus seja cada vez mais conhecido, amado e servido’ (Aut 233). O zelo de Claret, fruto da efusão do Espírito (Rm 5,5), não tem fronteiras: seu espírito é ‘para todo o mundo’. Arder em caridade nos converte em homens de fogo para os demais até o ponto de abrasarmos por onde passarmos. Assim participamos da missão que vem de Deus.” (Homens que ardem em caridade. Roma, 2009, n. 47).

A Congregação Claretiana foi fundada por Santo Antônio Maria Claret, com cinco companheiros, no ano de 1849, em Vic, Espanha, com o intuito de anunciar e testemunhar a Palavra de Deus por todos os meios possíveis.

Os Missionários Claretianos, a partir da Espanha, foram se expandindo, chegaram no Brasil no ano de 1895 e estão presentes em 68 países, sendo que a Província Claretiana do Brasil mantém a missão de Moçambique, em parceria com a Província São Tomás, da Índia.

O estilo missionário claretiano é gerado em nós pelo Espírito Santo configurando assim nossas atividades e inserção evangelizadora na única missão da Igreja. Como Missionários Claretianos, somos chamados a discernir os sinais dos tempos com o fim de descobrir, em comunidade, o que é que o Espírito quer de nós e qual é a missão que Ele nos encomenda.

Existem dois movimentos nesta dinâmica do descobrimento dos traços de nosso Estilo Missionário:

A Teologia da Missão se desenvolveu muitos nos últimos anos e hoje se entende a missão, como: Missio Dei, ou seja, a Missão é de Deus e Ele a confia a nós para que o seu Reino de amor, paz e justiça se estenda a todo o mundo.

Neste contexto, cinco traços são necessários: a centralidade da Palavra de Deus; Missionários em uma Igreja missionária que é mistério de comunhão; assumindo o diálogo como o lugar onde se realiza a Missão; Missão solidária e profética, a partir da perspectiva dos pobres e excluídos; sempre em chave missionária.

A Missão Claretiana anuncia a Palavra em diálogo, disposta e preparada para acudir às fronteiras existenciais, geográficas, sociais e culturais da evangelização. É Missão que nasce da ação do Espírito em nós e que nos impulsiona a viver em atitude de escuta e discernimento.

Deus abençoe a todos os missionários e missionárias e nossa Mãe Maria os cubra com seu manto protetor!

Pe. Ronaldo Mazula, CMF
Prefeito de Apostolado da Província Claretiana do Brasil