Campanha da Fraternidade: Rever o nosso olhar

"Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34) - Campanha da Fraternidade 2020

16/03/2020

Neste ano a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado.

Santa Dulce dos Pobres é a figura que testemunha este compromisso com a vida e é tomada como exemplo nesta campanha. Através da passagem que baseia o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) somos levados a refletir sobre verbos comuns de nossa existência: ver, sentir e agir.

No primeiro verbo, o “ver”, somos convocados a quebrar o nosso olhar desatento e de indiferença.

A parábola do Bom Samaritano faz nos refletir sobre quem é o nosso próximo, porém, não foi somente neste momento que Jesus mostrou como identificar quem é o nosso próximo, a quem devemos amar. Leia o trecho do evangelho de São Mateus: 25, 37-40.

Próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. É todo aquele que sofre diante de nós.

Que possamos ter cada vez mais um olhar atento aos fragilizados e necessitados, seja qual for tal fragilidade e necessidade.

Acompanhe nossa reflexão dos Círculos Bíblicos da Campanha da Fraternidade pelo Youtube clicando aqui

Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil, rogai por nós!

Fonte: Subsídios CNBB