Astronautas dão dicas para lidar com o isolamento social

Não vou falar de viagens espaciais, nem de tecnologia espacial. Os astronautas são apenas um pretexto para o nosso tema. Vocês vão ver.

22/06/2020

É que no dia 27 de maio aconteceu, com sucesso, o primeiro lançamento tripulado, partindo em solo americano, do Centro Espacial Kennedy, uma tripulação, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Como os astronautas estão em evidência, um deles, chamado Mc Clain deu algumas sugestões ou habilidades para lidar com o isolamento social.

Primeira sugestão: “Cuidar da Comunicação”

O modo como falamos pode magoar as pessoas que nos escutam. A sugestão é falar de modo a ser claramente compreendido. Outra questão: Nós queremos falar, falar, e nem sempre temos disposição em ouvir. Quando alguém fala de um problema, já acrescentamos o nosso, dizendo que o nosso é ainda maior. Escutar por inteiro, 100%, é esquecer nossos próprios problemas e focar a atenção no problema do outro. Ouvir, focar na narrativa do outro e fazer perguntas para aprofundar o tema e entender. Esta forma de escuta pode ser chamada de escuta ativa, esta escuta inclui a atenção aos sinais não verbais. Por exemplo, se a expressão é de felicidade ou de tristeza, se a pessoa começa a chorar, são sinais de que a emoção está atingindo fundo o interior da pessoa; é sinal também de que o que ela está dizendo é muito importante (para ela). Pode não ser importante para você, mas nesse momento o que importa é que seja significativo para a pessoa que está comunicando. E por isso, merece toda a atenção.

Nossas ações sempre tem uma reação dos outros. Nem sempre a reação é positiva ou a esperada. Por isso é importante debater quando suas ações ou de outros não forem as esperadas. Perguntar: por que você não gostou? Como você faria? Perguntar sempre aos outros o que achou de tal atitude, trabalho, fala, piada etc... isto equivale a avaliar nossas atitudes, o sucesso ou o conflito causado. Uma forma ter um bom diálogo é ouvir e, então, reapresentar a mensagem com nossas próprias palavras, e aí a pessoa vai dizer se ela entendeu ou não.

Admitir os erros. Com licença, obrigado e desculpe devem estar a toda hora presentes no nosso relacionamento familiar ou social. Sempre estamos sujeitos a falhas, erros. Para poder crescer, amadurecer, é preciso verbalizar, falar o que estamos sentindo. O fato de falar nos ajuda a sentir se aquela fala é adequada ou não, e quem escuta também nos ajuda nesse sentido.

Segunda sugestão: “Saiba ter Liderança”

Todos nós exercemos alguma forma de liderança. E liderança exige atenção na convivência. Há pouco nós falamos da necessidade de atenção na fala. Agora focamos na questão do ambiente e outros aspectos que fazem parte da nossa convivência.

O isolamento social exige de nós capacidade de adaptar-se a novas situações. Muita coisa muda em nossa vida. Por isso se fala em nova normalidade. O ambiente de nossa convivência ficou muito reduzido, daí a necessidade de estabelecer relações de confiança. O próprio ambiente de nossa convivência, se não for marcado pela confiança, acaba gerando tensões, mal-estar e estresse. Nesse caso, o desgaste é muito grande. Quando nós sentimos essa situação no emprego, por exemplo, acabamos produzindo menos ou abandonamos o que estamos fazendo.

Quando se fala em liderança, precisamos assumir responsabilidade. O contrário disso seria omissão. Por isso, aceite responsabilidades, faça sua parte. Isso lhe dará uma sensação de bem-estar. Importante também: distribua tarefas aos que estão do seu lado, divida as responsabilidades e defina metas. Assim todos dão sua parcela de contribuição nas tarefas de cada dia. Ajuste o estilo ao ambiente. Sabemos que o ambiente reduzido exige ainda mais criatividade. Nessa hora, a liderança é ainda mais importante. Por isso, lidere pelo exemplo. Procure dar o direcionamento do que vai ser realizado; com sua experiência, dê informações; procure mostrar a utilidade do que está sendo feito para o futuro, isto é uma forma de encorajamento para os mais novos.

Veja os recursos que você dispõe. Pode ser que tenhamos que mudar hábitos, sobretudo hábitos que demandam despesa de parte do orçamento.

Mais uma vez, para que as coisas andem bem, manifeste quando algo não está certo. Quando necessário pergunte, esclareça. Seja transparente, mas ao mesmo tempo, elogie, ofereça soluções, não só problemas e reclamações.

Terceira sugestão: “Autocuidado”

Autocuidado é cuidar de si mesmo, cuidar do equilíbrio psicológico e físico. É preciso que todos cuidem da higiene. É uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde. Cuidar da distribuição do tempo para as atividades diárias e tempo para atividades pessoais. Em algum momento realizar jogos em que todos participem. Promover jogos de cartas, de tabuleiro ou Banco Imobiliário em família. Outros jogos: xadrez (até por aplicativo).

Cuidar do sono: para manter a imunidade do organismo é importante ter suficientes horas de sono, de preferência deitar cedo e acordar cedo e manter o humor, além de outros cuidados, é claro, como uma alimentação saudável, sem muita guloseima de açúcar.

Com esses cuidados vamos ter mais disposição para fazer o que cabe a nós fazer e também vamos permanecer mais saudáveis.

Nesse tempo de pandemia, podemos aproveitar o tempo para avaliar as nossas forças e as nossas fraquezas. O que nós somos vai influenciar o grupo ou família que fazemos parte.

Sugestões como aprender com os erros. Saber que os erros podem ser uma escola para quem quer aprender. Procurar ter um bom relacionamento com todos ao redor: família e vizinhos, mesmo porque não tem como fugir do ambiente em que estamos; buscar, ouvir e acolher o comentário de outras pessoas; equilibrar trabalho, descanso e tempo pessoal, tempo para estudo, oração, reflexão. Manter a organização na casa, o que dá uma sensação de bem-estar.

Quarta sugestão: “Cuidado com a equipe, grupo, família”

Há pouco falamos da necessidade de cuidar de si. Só podemos cuidar dos outros se cuidamos de nós mesmos. Porém, precisamos cuidar também da saúde de quem convive com você. Cuidado psicológico: atenção para o humor das pessoas; atenção à parte física, estar atento a alguma indisposição ou algum problema de saúde; cuidar do cuidado no deslocamento, as saídas devem acontecer com os cuidados necessários para não se deixar contaminar. Esteja atento(a) elementos que podem gerar estresse no grupo: fadiga, doença, falta de coisas essenciais, excesso de atividades, etc. Tente conduzir as atividades para que a “equipe” tenha o melhor desempenho possível diante das atividades do dia a dia ou dos desafios que podem aparecer. Para isso, você deve ter uma carga extra de paciência e respeito pelas outras pessoas. Cada um tem um ritmo para realizar as tarefas. Preste atenção a possíveis sinais de estresse e fadiga nos outros. Nessas horas precisamos relaxar, inventar alguma coisa que desestresse.

O isolamento é bom momento para desenvolver relacionamentos positivos e entrar em contato com amigos, parentes e saber como eles estão (saber deles a respeito da saúde física e mental).

Disponha-se a ajudar as outras pessoas e, no grupo, seja voluntário(a) para realizar tarefas desagradáveis. Lavar panelas, limpar banheiro ??? Quando as coisas saem bem, divida o crédito, mostre que a coisa bem feita é trabalho de todos. E todos vão se sentir bem.

Quinta sugestão: “Convivência em grupo”

Agora precisamos ser, não só uma família, precisamos nos tornar uma equipe onde todos cooperam para alcançar uma finalidade ou atingir uma meta. Por isso, é importante a realização de reuniões para organizar os trabalhos, deixar que todos expressem suas opiniões, como percebem a realidade e a própria pandemia. Importante pensar que cada um de nós somos únicos: temos habilidades e personalidades diferentes. A atenção a essa diferença ajuda às pessoas se sentirem úteis e fazendo parte do conjunto. Uma regra deve estar presente no coração de todos: cooperar e não competir. Nessa hora é bom estar atento ao gosto de cada um. Assim descobrimos a cultura do grupo e temos a possibilidade de construir algo positivo. Respeitar os papéis, isto é, o que cada um deve fazer, a responsabilidade de cada um (a carga de trabalho). Mais uma vez: assuma responsabilidades, elogie quando é para elogiar. Trabalhe para garantir uma atitude positiva da equipe. Última dica: mantenha a calma nos conflitos. E boa sorte!

Sexta Sugestão: Atividades em família

As pessoas devem ver a quarentena mais como oportunidade, em vez de obstáculo. Sugestão: Tirar a poeira daqueles projetos e objetivos que você tem colocado de lado há anos “porque nunca teve tempo”. Pode ser pintar a casa, fazer um jardim, efetuar reparos, ler um livro. Se a atividade for em grupo, melhor ainda (os que estão confinados com você).

Que a família faça pelos menos uma refeição ao dia juntos. Talvez até preparar a refeição juntos. Marcar a passagem do tempo com uma refeição especial e comemorar eventos (aniversários, feriados, festas). O sábado é um bom dia para essas comemorações, ou outro dia à escolha da família.

Fonte: Folha de São Paulo
Elaboração: Brás Lorenzetti, cmf