Diretório Acadêmico e Pastoral Universitária fazem entrega de agasalhos

A Campanha do Agasalho arrecada roupas, calçados, entre outros, e ajuda muitas famílias graças a colaboração de alunos, pais, professores e colaboradores.

07/06/2018

O Diretório Acadêmico (DA) do curso de Educação Física - Licenciatura e a Pró-reitoria de Ação Comunitária e Pastoral Universitária do Claretiano - Centro Universitário realizaram nesta quarta-feira, 6 de junho, a primeira entrega da Campanha do Agasalho.

A doação foi recebida pelo Recanto Imaculada Conceição, que faz parte da Comunidade Missionária Divina Misericórdia — que tem nove casas em Batatais e atende, em média, 140 pessoas por dia. O recanto compreende o Lar São Francisco de Assis, o Lar Madre Teresa de Calcutá e a Casa Simion, que, juntas, assistem a 65 pessoas.

Para o coordenador geral do recanto, Irmão Raphael Xavier, ações assim são de extrema importância para a sobrevivência diária da entidade.

Vivemos da providência Divina, pois não trabalhamos com dinheiro. Temos algumas pessoas que nos ajudam no pagamento de contas, como água e energia. Mas para o atendimento dos assistidos, são essenciais as doações de roupas, calçados, remédios, fraldas e produtos de limpeza. Não tenho nem palavras para agradecer, disse.

Richard dos Reis Andrade, aluno do último ano de Educação Física (Licenciatura) e presidente do Diretório Acadêmico, acompanhou a entrega dos agasalhos. “Ao mesmo tempo que temos formação profissional na faculdade, temos a formação humana em paralelo. Fazer parte do diretório acadêmico possibilita ampliar a questão da representatividade, acolher uma causa e trabalhar a favor dela”, afirmou.

Já a estudante do segundo ano de Terapia Ocupacional e integrante da Pastoral Universitária Natália Paz defendeu a força dos jovens universitários para atividades comunitárias. “Apoiarmos uma causa é muito importante para a sociedade, é algo que está em falta. Particularmente, gosto bastante dessas ações de voluntariado. Sempre que posso e tenho a oportunidade, eu acompanho e me envolvo para dar ideias”, contou.

Outra representante da pastoral, a aluna do segundo ano de Enfermagem Clara Silva Borges, reafirmou a importância da campanha. “Estamos mostrando nosso lado humano e incentivando outras pessoas, servindo de exemplo para novos voluntários, para que vejam o quanto é importante e bom ajudar”, disse.

Campanha do Agasalho 2018

As arrecadações através da Campanha do Agasalho seguem até o final de junho. A doação de roupas, calçados e cobertores pode ser feita por estudantes e colaboradores do Claretiano - Centro Universitário, além da comunidade externa. Para participar, basta deixar a peça doada em um dos vários pontos de coleta dentro da instituição.

De acordo com Letícia da Silva Piza, responsável pela Pastoral Universitária na campanha, as entidades são definidas com base na procura e quantidade de assistidos. “A intenção é colocar a Campanha do Agasalho no nosso cronograma anual. Buscamos a formação da pessoa humana e, aproveitando a disponibilidade e a proatividade dos alunos, podemos atender as necessidades apresentadas pela sociedade”, disse.

Comunidade Missionária Divina Misericórdia

A Comunidade Missionária Divina Misericórdia (CMDM) oferece atendimento a pessoas em situação de rua na cidade de Batatais e também em São Carlos. Entre os recursos disponibilizados estão: alimentação, abrigo, vestuário, produtos de higiene pessoal, corte de cabelo, encaminhamento para tratamento médico, auxílio para emissão de documentos e apoio para localização de familiares. Mais informações podem ser encontradas no site da entidade ou pelo telefone (16) 3662-5598.