Acontece mais um edição do Claretiano Solidário em Ribeirão Preto

Acadêmicos do Claretiano do Claretiano Solidário, que aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP) em parceria com a paróquia São Mateus.

27/09/2018

Acadêmicos do Claretiano – Centro Universitário, em Batatais (SP) e Claretiano – Faculdade, em Rio Claro (SP) participaram nos dias 21, 22 e 23 do Claretiano Solidário, que aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP) em parceria com a paróquia São Mateus.   Diversos atendimentos gratuitos foram realizados nas áreas da saúde e prestação de serviços na região dos bairros Quintino I e Salgado Filho II. Desta edição participaram mais de 50 alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Estética e Cosmetologia, Sistema de Informação, Pedagogia e Educação Física (Bacharelado) que trocaram o final de semana e o conforto do seu lar para doar o seu tempo e ajudar o próximo. “Sair de casa para o contato com o outro  e pensar no bem do próximo sem o conhecer são atitudes encantadoras”, conta o Pe. Germano, pároco responsável pela paróquia São Mateus.

Com o princípio de ajudar o próximo, Larissa Nogueira Alves, aluna do oitavo semestre de Terapia Ocupacional, esteve pela primeira na ação. “Gostei muito da proposta e meu objetivo em participar foi para conhecer outras realidades e ver o que posso fazer enquanto futura Terapeuta Ocupacional”, conta.  Luana Caroline dos Santos, também é do oitavo semestre de Terapia Ocupacional e pela primeira vez participou da ação com o intuito de fazer o bem sem olhar a quem. “Durante o Claretiano Solidário pude doar um pouco de mim para o próximo”, disse.

Já Brenda Neves Andrade está no oitavo semestre de Fisioterapia e viu no Claretiano Solidário a oportunidade que faltava para ajudar o próximo.

E a primeira vez que participo da ação e estou muito feliz por fazer parte desse grupo que tem o objetivo comum de ajudar o próximo, explica.

No terceiro ano de Enfermagem, Isadora Macelo Lança, disse que desde que começou a estudar no Claretiano teve vontade de fazer parte do Claretino Solidário.

O Claretiano Solidário é uma oportunidade de colocar um pouco do que aprendi no curso na prática. Será um trabalho muito gratificante, conta.

Poliana, Rafaela, Ximene, Luana e Jaqueline são alunas do curso de Estética e Cosmetologia, do Claretiano – Faculdade, e estiveram pela primeira vez no Claretiano – Solidário. “Já participamos de outras ações sociais em Rio Claro, mas sair da nossa cidade é a primeira vez. Estamos muito felizes de poder fazer o bem, de levar um pouco da nossa profissão para o próximo”, contaram as alunas. Para a Jaqueline o trabalho na paróquia teve uma sensação de volta ao passado. “Quando mais nova ajudava na igreja como voluntária. E quando a coordenadora do curso contou que o Claretiano Solidário aconteceria em uma paróquia quis participar, foi como voltar ao passado”, disse.

Atendimentos

Os acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do Claretiano – Centro Universitário, oferecem atendimentos nas áreas da saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre postura corporal, orientações nutricionais, conversa terapêutica, coleta de sangue para realização de hemograma, entre outros; alunos dos cursos de Estética e Cosmética realizaram atendimento de massagem facial, design de sobrancelha e esmaltação; alunos de Sistemas de Informação deram cursos de informática básica; os de Pedagogia fizeram pintura facial e alunos de Educação Física foram monitores na ‘Rua de Lazer’ do Claretiano que é composta por vários brinquedos, por exemplo, cama elástica, escorregador e pula pula, para que as crianças pudessem  momentos de descontração e alegria. Além disso, a Academia de Beleza Ondina, Unidade Ribeirão Preto, foi parceira do evento e ofereceu corte de cabelo.

Durante a manhã da sexta-feira, 21, o aposentado Joaquim Eugenio Toniello aproveitou a ação para aferir a pressão arterial. “Gostei muito da iniciativa. O atendimento foi muito bom, de primeira”, contou. Já a dona de casa Mara Elizabete Bonfim, voluntária na paroquia parceira, aproveitou a ocasião para ‘fazer as sobrancelhas’. “Gostei muito do trabalho. Ficou perfeita a minha sobrancelha”, contou.

O projeto

O Claretiano Solidário, que completará 15 anos em outubro, oferece atendimentos nas áreas de saúde, educação, informática, estética e lazer, sempre com a participação de coordenadores, professores, cooperadores e alunos, do Claretiano – Centro Universitário, que colocam os conhecimentos adquiridos a serviço das populações mais carentes, sempre visando o bem dos atendidos.

Em 2017 divididos em duas frentes de trabalho, alunos do Claretiano, dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Sistemas de Informação, Pedagogia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Educação Física, Recursos Humanos, Sistemas de Informações, Pedagogia e Nutrição, além da equipe da Rua de Lazer, conseguiram concretizar os seguintes trabalhos em 2017: