Pastoral Universitária promove Manhã de Espiritualidade em Batatais

Com muita reflexão e oração alunos e convidados têm uma manhã diferente.

06/05/2019 - Batatais/SP

Na manhã do último sábado (04/05) alunos Claretiano – Centro Universitário de Batatais e convidados participaram da Manhã de Espiritualidade realizada no próprio centro universitário. Após um café de recepção o Irmão Cícero Junior – CMF conduziu uma oração inicial com aclamação ao Espirito Santo para iluminar as atividades do encontro.

A misericórdia divina foi tema central das reflexões e orações no primeiro momento do encontro, através da passagem da Samaritana (João 4, 1-29) conduzida por Guilherme Piza, Secretário de Pastoral e responsável pela Pastoral Universitária, bem como pela passagem da Ovelha Perdida (Lucas 15, 1-7) conduzida por Priscila Moura, Orientadora Pedagógica do Claretiano – Colégio São José e membra do COJU (O Conselho da Juventude Claretiana). Ambas passagens remetem ao imenso amor de Deus demonstrado através de Jesus, aquele que conforme o mesmo diz veio ao mundo pelos pecadores, doentes e perdidos. Assim, o diálogo com a Samaritana mostra a quebra com a tradição separatista entre Judeus e Samaritanos, mostrando que a proposta de vida nova e salvação supera qualquer barreira é para todos, independentemente inclusive da vida pregressa da pessoa, como fica claro quando Jesus demonstra ter ciência daquilo que a mulher já havia vivido. Em tal narrativa ainda há o detalhe inicial de que Jesus é quem primeiro para no poço e logo após a mulher sedenta chega ao mesmo, ficando nítida a sede de Deus em se apresentar ao necessitado. Nesta mesma linha a busca de Deus pelo necessitado é vista na reflexão da parábola da Ovelha Perdida, em que o pastor de 100 ovelhas, se preciso, por uma ovelha perdida deixa as outras noventa e nove, visto a importância de cada ovelha para o pastor. Em nossa vida podemos por diversas vezes ser tanto a ovelha perdida que necessita ser buscada, pois se perdeu e já não ouve ou sente o cheiro de seu pastor, como também podemos estar dentre as outras noventa e nove ovelhas, precisando entender que tal cuidado com a ovelha pedida é necessário.

Após meditar estas passagens e ensinamentos, se torna um pouco mais fácil entender os planos de Deus e a necessidade de buscar estar cada vez mais próximo, sendo a Oração o melhor caminho o encontro partiu através da condução de Bruno Cesar, Assistente de Coordenação de Cursos do Claretiano – Centro Universitário e membro da Pastoral Universitária, para uma elucidação sobre o que é a Oração e as diferentes formas (Vocal, Meditativa e Contemplativa). Faz-se importante recordar neste momento a passagem utilizada para reflexão “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.” (Mateus 7, 7-12). Neste momento os participantes foram divididos em 3 grupos e colocaram em prática a oração Vocal baseando cada grupo em uma das passagens mencionadas e com um fechamento e complementações do Irmão Cicero o encontro culminou em um momento final de uma busca de experiência maior de oração através da condução pelo Guilherme abordando temáticas gerais pessoais ao som da música Como É Bom Sentir da Fraternidade O Caminho.

Abaixo deixamos como indicações as músicas utilizadas no encontro: