Celebração de Claret acontece nas unidades do Claretiano - Rede de Educação

No dia 24 de outubro, alunos, familiares, professores e colaboradores do Claretiano - Rede de Educação celebraram o Dia de Claret.

24/10/2019

Na última quinta-feira, foi celebrado o Dia de Santo Antônio Maria Claret, o patrono da missão claretiana que está em várias localidades do Brasil e do mundo.

Os Missionários Claretianos

A Congregação dos Missionários Claretianos foi fundada em 16 de julho de 1849, em Vic, região da Catalunha, na Espanha, criada por Antônio Maria Claret e mais cinco amigos sacerdotes. O objetivo deles consistia em anunciar o evangelho de Jesus Cristo para o mundo, de todas as formas possíveis, por meio de trabalho missionário.

A partir daí, a Congregação se difundiu pelo mundo. Desenvolveu atividades apostólicas em paróquias, esteve presente nos meios de comunicação e no desenvolvimento de obras sociais, além de promover a educação humanizada, formando leigos, voluntários e agentes de pastoral. No Brasil, a história dos missionários começou em 1895 e desde então só cresceu.

Claret faleceu no dia 24 de outubro de 1870 e em 1950, o Papa Pio XII o canonizou. Por isso, celebramos o seu dia em 24/10.

Várias celebrações aconteceram nas unidades do Claretiano - Rede de Educação. Em São Paulo, a missa celebrou também os 80 anos de fundação do Claretiano - Colégio de São Paulo. A missa foi realizada na Igreja do Imaculado Coração de Maria, o primeiro templo dos Missionários Claretianos no Brasil e foi presidida pelo Bispo Diocesano de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, diretor da escola na década de 90.

Em Rio Claro, a comemoração foi realizada com os colaboradores do Claretiano - Colégio e Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, que acolheram a celebração dos Missionários Claretianos: Pe. Jorge Pinheiro, Pe. João Carlos Santin e Irmão Hely Vaz Diniz. Também, o Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária, diácono Angelo Zadra.

Em Batatais, a celebração foi sobre os 149 anos de morte de Claret. Celebrada por Pe. René Bresolin, a missa reuniu colaboradores do Claretiano - Colégio São José e Claretiano - Centro Universitário de Batatais. Também participaram Pe. Luiz Botteon, Pe. Ricardo de Albuquerque, Pe. José Maria Collell Farias, Pe. Luiz Vicente da Silva, Pe. José Fonzar e Pe. Lauro Edgar de A. Franco, além dos irmãos missionários Afonso de Marco, Eduardo Henrique de Souza Rodrigues e Cícero José Teodósio Júnior.

O Claretiano celebra e festeja o dia do homem que iniciou as tantas conquistas que hoje vemos na educação, na comunicação e na evangelização.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!