Claret Fest 2019 promove integração e formação a jovens de várias localidades

Após 15 anos, Festival da Juventude Claretiana é retomado e reúne mais de 250 jovens em Batatais.

31/10/2019

Mais de 250 jovens de várias partes do país participaram do ClaretFest, o Festival da Juventude Claretiana, de 25 a 27 de outubro. O evento, que não acontecia havia 15 anos, foi realizado no Claretiano - Centro Universitário de Batatais.

Os participantes são de cidades como Araçatuba, Batatais, Clevelândia, Contagem, Curitiba, Goianésia, Goiânia, Itapecerica da Serra, Londrina, Pinhais, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Miguel do Guaporé e Taguatinga.

Eles se inscreveram para workshops de formação e também para diferentes apresentações artísticas, como teatro, dança, música, fotografia e batalhas de poesia. De acordo com a Pastoral Juvenil Vocacional, organizadora do evento, o objetivo foi promover ações de protagonismo juvenil e de integração entre as juventudes.

“A Igreja pede que repensemos a forma de trabalhar com a juventude para que possamos despertar seu protagonismo na igreja e na sociedade. Queremos levar Deus para os jovens conectando os interesses deles com Deus. Nossa missão é formar redes de evangelizadores evangelizando outros jovens”, disse Pe. Ricardo de Albuquerque.

Juventude protagonista

Para Hellen Cristina Almeida de Castro Alves, que faz parte do Conselho da Juventude Claretiana, de Brasília (DF), o festival a permitiu conhecer novas realidades e trocar experiência com jovens de outros lugares.

“Esse evento resgata a integração, o contato com outras realidades e, acima de tudo, proporciona a troca de experiência e momentos significativos de espiritualidade”, afirmou.

Já para o seminarista Igor Luan de Souza Araújo, de Itapecerica da Serra (SP), a união da juventude fortaleceu a presença claretiana na vida dele.

“Ao participar de eventos como este, podemos ver que há muitas pessoas com os mesmos objetivos que os nossos. Aqui, todos estão juntos, com o mesmo carisma claretiano”, disse.

Integrante da caravana mais distante de Batatais (2.300 km), Wagner Almandes da Silva é representante da Juventude Claretiana em São Miguel do Guaporé (RO). Ele disse ter adorado as apresentações artísticas que aconteceram na tarde do sábado, 26/10.

"É fundamental conhecer mais o carisma claretiano para levar aos jovens da minha região esse espírito dos corações ardendo em caridade. As apresentações do ClaretFest foram muito boas, a música, a dança, o slam e, principalmente, o teatro”, afirmou.

O sábado foi marcado ainda pelos workshops e pelo show de um dos grupos pioneiros da música católica, Dominus. Já no domingo, todos participaram de uma celebração e, em seguida, da cerimônia de premiação das equipes que se apresentaram no festival.

Claretiano - Rede de Educação no Claret Fest 2019

O Claretiano - Centro Universitário de Batatais cedeu não somente seu espaço e infraestrutura, mas também colaboradores de apoio para a organização e realização do evento, além de agraciar a banca de jurados com os professores Eugenio Daniel, Carla Maluf Tomazella e Aluísio de Souza Oliveira.

Fechamos com algumas manifestações de nossos alunos, participantes vindos da educação claretiana (Educação Básica e Ensino Superior):

"É muito enriquecidor na parte humanista, o que auxilia muito na minha área (enfermagem), porque você aprende e conhece pessoas diferentes, com histórias diferentes da minha e ajudam as situações de forma diferente." Carla - Enfermagem do Claretiano - Centro Universitário de Batatais.

"Posso dizer com certeza que a viagem superou todas as minhas expectativas e me preencheu de amor e felicidade. Considero que mais que um evento em si, foi um ENCONTRO que transformou a atmosfera do lugar: dezenas de jovens se conhecendo por meio de Deus e fazendo dessa oportunidade um fim de semana inesquecível." Gabriela Marques - 2ª série do Ensino Médio do Claretiano Colégio - Centro Educacional Stella Maris de Taguatinga/DF.

"Pra mim poder participar de eventos como o Claret Fest é conciliar minha vida acadêmica e espiritual, é saber que a universidade preza, incentiva e oferece meios para termos uma vida religiosa." Carolina Garcia - Terapia Ocupacional do Claretiano - Centro Universitário de Batatais.

Confira abaixo as reportagens, fotos do evento e classificação final por modalidades.

Arquivos para download

Clique o arquivo para baixar

Vencedores por Modalidade - Claret Fest 2019