Representantes do Claretiano participam do 6º Congresso Internacional Freemind 2019

Maior congresso sobre prevenção teve por tema "Perder o futuro seria uma droga. Qual o impacto do álcool e do tabaco junto aos nossos filhos?"

10/12/2019

“Numa madrugada em São Paulo, um encontro com um jovem dependente, machucado e faminto… foi assim que tudo começou! Após mais dois encontros sucessivos com dependentes e atendendo àquilo que dizem ser “um chamado de DEUS”, sensibilizadas, algumas pessoas uniram-se e formaram um grupo para tentar fazer algo em favor de uma causa que há tempos assusta e entristece a sociedade brasileira: a dependência química. ” (Freemind)

Desta forma nasceu o Freemind em 2012 e em 2013 foi realizado o 1º Congresso Internacional Freemind, evento que já se tornou referência e é considerado um dos maiores sobre drogadição do mundo.

Em 2019, o 6º Congresso ocorreu entre os dias 04 e 07 de dezembro, em Águas de Lindóia-SP, com o tema: “Perder o futuro seria uma droga. Qual o impacto do álcool e do tabaco junto aos nossos filhos? ”, uma reflexão sobre a grande tolerância existente frente às drogas lícitas e os danos que elas causam na sociedade.

Dentre as várias apresentações de renomados, como o médico psiquiatra Augusto Cury e autoridades como o médico Quirino Cordeiro Júnior, secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, houve o “Curso Internacional de como desenvolver Programas de Prevenção nas Escolas”, voltado para participação de professores, gestores escolares e outros agentes que lidam com o tema drogadição no ambiente escolar.

Treinadores: Matej Košir – Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip” Eslovênia e Vice-Presidente / Presidente eleito da Confederação Internacional das Associações de Pesquisa sobre Álcool, Tabaco e Outra Droga (ATOD) (ICARA) e Sanela Talić – Diretora de programas de prevenção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip” Eslovênia. Pesquisadora e candidata a PhD em Ciência da Prevenção na Universidade de Zagreb, Croácia.

Com grande ênfase na reflexão sobre as práticas preventivas o curso mostrou que de fato o ditado popular “É melhor prevenir do que remediar” é o meio mais eficaz para luta contra a drogadição e os seus males.

Guilherme Piza, um dos representantes do Claretiano – Rede de Educação diz que “Foi muito interessante poder desfrutar de visões amplas e profundas sobre o tema prevenção através da interação com participantes de todo Brasil, bem como dos conhecimentos e experiências internacionais dos treinadores, vendo que são inúmeras as possibilidades de trabalhos de prevenção e que diante de uma sociedade doente, se torna primordial a busca por implementar programas de prevenção desde a infância, pois com atividades que desenvolvam habilidades sócio-emocionais pode-se prevenir não somente a drogadição, mas também doenças psicológicas.”

Luiza Helena Lopes, que também representou o Claretiano, acrescentou que "Foi ótimo participar de um curso como este. Aprendemos muita coisa atual sobre o tema PREVENÇÃO. Pretendemos avançar nos projetos relacionados ao tema em todo Claretiano - Rede de Educação. Agradecemos ao Claretiano a oportunidade."