Evento on-line aborda o Direito Matrimonial e a realidade dos casais em segunda união

30/07/2021

O Claretiano - Centro Universitário promove, ao vivo e on-line, neste dia 30/07, às 20h, a mesa- redonda on-line Direito matrimonial: nulidade matrimonial e a realidade dos casais em segunda união. Com muita experiência no assunto, quatro professores ministram a atividade: Profº. Me. Ricardo Gaiotti Silva, que é advogado e Juiz Eclesiástico; o Profº. Me. Pe. Abelardo de Freitas Barros Neto, que é Filósofo e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal; o Profº. Drº. Pe. Wladimir Porreca, Filósofo, doutor em Psicologia e especialista em Terapia Familiar e Casais; tendo a mediação do Prof. Me. Eugenio Daniel, Filósofo e docente do Claretiano - Centro Universitário.

O objetivo é ajudar a compreender a realidade dos fiéis católicos que estão na realidade da segunda união matrimonial, refletindo questões referentes a nulidade matrimonial, bem como os caminhos pastorais propostos pelo Magistério da Igreja, principalmente após a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Em pauta

Juntos os professores abordarão o que é a nulidade matrimonial; quais as principais causas de nulidade; o contexto da reforma do Direito Matrimonial a partir do Sínodo da Família; as resoluções e as normatizações; o ponto de encontro entre norma canônica e pastoral, destacando a importância da reforma do Direito Matrimonial Canônico, com acréscimos de novos cânones; a grande demanda de processos que revisam a validade dos matrimônios dos recasados; os fatores psicológicos que envolvem o casal, entre outros.

Para assistir à palestra é preciso fazer um cadastro no Portal da Extensão (clique aqui) seguindo todas as orientações da tela, lembrando que o acesso ao conteúdo é totalmente gratuito. Após o cadastro basta fazer o login usando o RA fornecido pelo Portal e a senha de acesso cadastrada. Anote o RA e a senha, pois é necessário informar o RA para participar das atividades de Extensão. Em caso de dúvidas sobre o acesso à palestra, clique aqui

O evento ficará gravado e, após a sua realização, você poderá assistir enquanto estiver disponível no Portal da Extensão.