Nota de Pesar pelo Falecimento do Pe. Roque Vicente Beraldi, CMF

O Claretiano expressa com pesar o falecimento do Pe. Roque Vicente Beraldi, CMF, ocorrido no dia 8 de setembro, domingo, na Clínica Domus Claret, em Batatais.

08/09/2024

O Pe. Roque foi velado na Capela do Colégio São José e a missa de corpo presente foi presidida pelo Pe. José Valentim de Carvalho, CMF, que na ocasião representou o Governo Provincial. Participaram também da celebração Pe. Reni Bresolin, CMF; Pe. Brás Lorenzetti, CMF; Pe. Ronaldo Mazula; CMF; Pe. Matias García Gil, CMF; Pe.Oswair Chiozini, CMF, Pe. Mauro Zequin Custódio, CMF e Ir. Cícero José Teodósio Junior, CMF, além da comunidade, pois ele era muito querido na cidade. Em seguida, Pe. Roque foi sepultado no Cemitério da Saudade de Batatais.

Com 102 anos de idade, Pe. Roque foi um verdadeiro pilar da nossa comunidade educacional e religiosa. Nascido em 17 de novembro de 1921 em São José do Rio Pardo (SP), Pe. Roque dedicou toda a sua vida ao sacerdócio e à educação, deixando um legado profundo e duradouro.

Guiado pelo Padre Militão Vigueira, em 1933, Pe. Roque iniciou sua jornada no Seminário Coração de Maria, onde hoje se encontra o Colégio Claretiano, em São Paulo. Em 1938, começou o Noviciado e no ano seguinte emitiu os votos de Pobreza, Castidade e Obediência na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1946, ele celebrou 75 anos de sacerdócio em 2021, com o lema sacerdotal “Tu és sacerdote eternamente”.

De 1951 a 1969, Pe. Roque atuou como professor, disciplinário e diretor do Colégio Claretiano em São Paulo, e também dirigiu colégios da Congregação em Guarulhos. Entre 1971 e 1976, foi Mestre de Noviços, e de 1976 a 1991, foi diretor do Colégio São José e Reitor do Claretiano - Centro Universitário de Batatais. Seu trabalho continuou como superior da Casa Provincial dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria em São Paulo.

De 1993 a 1999, Pe. Roque formou seminaristas em Curitiba e Pinhais, no Paraná. Até 2012, foi Superior local da Casa Provincial e Vigário Paroquial em São Paulo, colaborando ativamente na Matriz do Imaculado Coração de Maria, onde também foi um confessor muito solicitado.

Desde 1999 até 2020, Pe. Roque serviu como Arquivista da Província Claretiana no Brasil, sendo um verdadeiro arquivo vivo da Igreja no Brasil. Além disso, foi articulista da Editora Ave Maria e publicou 12 livros, compartilhando seu conhecimento e espiritualidade com o mundo.

Que o exemplo e o legado do Pe. Roque Vicente Beraldi continuem a inspirar a todos nós. 

Que Deus o receba em Sua paz eterna.